Páginas

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Debater a cidade a partir do surf...

Homens da Luta, foto - Nuno Fox

Figueira da Foz Debater a cidade a partir do surf

"Começou em 2009 como SOS Cabedelo, um movimento de alerta para o fim da onda que ameaça a praia do Cabedelo, no sul da Figueira da Foz, devido à extensão do molhe norte do porto comercial em 400 metros. Ganhou projeção quando foi feito o maior logótipo humano da Europa no mar, com 215 surfistas a desenharem um SOS.

Depois conquistou apoios, credibilidade, e transformou-se num debate público sobre a cidade, as suas ambições, a sua identidade.

Hoje, através da Associação de Surf da Figueira da Foz, é um grupo que participa ativamente na discussão pública do Plano Estratégico da cidade e do Plano de Ordenamento da Orla Costeira. E dinamiza o Projeto Cidade Surf, “porque é uma questão de cidadania antes de ser uma questão do surf”, insiste o arquiteto Miguel Figueira, 42 anos, um dos líderes do projeto, que foi premiado recentemente no Movimento Milénio (uma iniciativa do Expresso e do BCP).

Uma das propostas do Cidade Surf é a construção de um pipeline que transporte a areia acumulada em excesso na Praia da Figueira, na margem norte, por efeito do molhe do porto comercial, para a praia do Cabedelo na margem sul, que está a encolher devido à erosão. “O porto é fundamental para o desenvolvimento da cidade”, reconhece Miguel Figueira, “mas analisámos se o surf era um ativo importante para a Figueira, para projetar a sua imagem, estudámos tudo, lemos o relatório do Ernâni Lopes sobre o hipercluster do mar”.

A proposta do pipeline, inspirada num projeto semelhante na cidade de Coollangata, na Austrália, “implica mais estudos”, mas a verdade é que as dragagens para manter o porto da Figueira ativo custam quatro milhões de euros por ano.

A onda do Cabedelo está em risco “porque fica numa zona muito periférica e desvalorizada da cidade, com bairros sociais problemáticos e estaleiros abandonados”, assinala Miguel Figueira.

Por isso, uma das propostas do Cidade Surf é a instalação de um teleférico que atravesse o Mondego e ligue o norte ao sul da Figueira da Foz."

"Virgílio Azevedo in - Revista Unica"


Sem comentários: